RSS

19 de Março – A Super Lua

18 mar

 

O mundo está prestes a presenciar a aparição da maior lua cheia das duas últimas décadas.
Sábado, dia 19, os brasileiros terão a oportunidade de ver o fenômeno conhecido por “Super Lua”. Na data, a Lua cheia parecerá maior do que o normal, pois estará à distância mais próxima da Terra dos últimos 18 anos, divulgou o site português Ciência Hoje.
Devido à proximidade, as marés deverão se alterar.
A Lua iluminará o céu a apenas 356.574 quilômetros daqui – 6.530 quilômetros mais perto do que o habitual. Esse ponto de proximidade se chama “Perigeu Lunar”.
O fenômeno acontece apenas quando é Lua cheia e porque a órbita do satélite é elíptica – sua distância da Terra é variável – e não circular. 

Influência em catástrofe

Este fenômeno é reportado como o mais relevante assunto sobre ‘supermoons’ que está conectado com o as extremas manifestações do clima –  como os terremotos, vulcões e tsunamis.

A última vez que a lua passou tão próxima da Terra foi no dia 10 de janeiro de 2005, nos dias próximos dos terremotos na Indonésia que registrou 9.0 na escala Richter.

O furacão Katrina em 2005 também foi associado com a lua cheia incomum.
Previsões de ‘supermoons’ aconteceram em 1955, 1974 e 1992 – cada um destes anos tivemos a experiência de fortes manifestações climáticas.
Alguns esotéricos acreditam que o fenômeno está ligado a catástrofes naturais como enchentes e terremotos. Segundo o site português Ciência Hoje, até existe uma relação entre as fases da Lua cheia e nova e as atividades sísmicas, já que a força das marés fica mais forte nessas épocas. Assim, consequentemente, as marés aumentam a pressão sobre as placas tectônicas. 

Porém, segundo o Centro de Investigação Geológica (CIG) dos Estados Unidos, a Lua não teve relação com o terremoto que devastou o Japão na sexta-feira (11). O tremor aconteceu em um período de fracas marés. Para o órgão, foi apenas uma coincidência o terremoto ter ocorrido uma semana antes da “Super Lua”.

Pelo sim pelo não, devemos entrar em oração, pois devemos lembrar que estamos todos no mesmo barco. E como já dizia minha avó: “vento que venta lá, venta cá!”

Belisa do Arcanjo Miguel

Anúncios
 

2 Respostas para “19 de Março – A Super Lua

  1. Carolina Torres

    18/03/2011 at 20:07

    Olá Belisa!
    O Blog está cada vez mais interessante. Não deixo de consultar um dia se quer.
    Adorei a matéria sobre a influência da Lua, e principalmente a sitação de sua avó,”Vento que venta lá, venta cá” rsrrs. Essa é uma frase usual em minha aulas, mais uma das milhares coisas em comuns em nossas vida…
    Namastê a todos

     
  2. artur guimarães

    19/03/2011 at 07:00

    ola belisa,
    a neide me reenviou o seu e-mail,e eu adorei ate por que manter contato com voce e muito bom.
    espero que se lembre de mim,e passe a me mandar e-mail tambem, sou aquele amigo da neide que trabalha no frei luis,e que tem loja na cadeg.

    abraços fraternos
    artur guimarães

     

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: