Festa de Chanukah

O Chanukkah é uma celebração de 8 noites.  A celebração do Chanukkah inclui acender velas de Canukioth (nos países que falam inglês é geralmente chamado de Menorah, que é a palavra hebraica para candelabro) em cada dia do feriado, jogar o dreidel, comer latkes e trocar gelts de Hanukkah

Da mesma forma que outros feriados famosos de inverno, como o Natal, o Chanukkah remete à história. A celebração do Chanukkah é uma comemoração de um evento que aconteceu há mais de 2 mil anos.

Em 167 a.C., o rei sírio Antióquio IV declarou ilegais as práticas religiosas judaicas e forçou os judeus a adorarem os rituais gregos. Seus homens passaram a controlar o templo sagrado dos judeus em Jerusalém, saqueando-o e erguendo um ídolo de um deus grego lá. Uma família judia, os Hasmoneans (guiados por Mattityahu e seus cinco filhos), decidiu se declarar contra a perseguição. As forças gregas chegaram na cidade de Modiin, próximo a Jerusalém. Foi então que, após se recusar a violar sua própria religião rezando para o deus grego Zeus, Mattityahu atacou os soldados gregos.

Essa atitude deu início à rebelião judaica. Mattityahu e seus filhos ficaram conhecidos como os Maccabeus, que significa “homens que são tão fortes como martelos” em hebreu. O pequeno exército, guiado pelo filho mais famoso de Mattityahu, Judá Maccabee, lutou contra consideráveis forças gregas. Em 165 a.C., os Maccabees triunfaram. No dia 25 do mês hebreu de Kislev, os Maccabeus reclamaram o templo sagrado.

Eles decidiram rededicar o Templo. A palavra “Chanukkah” significa “dedicação”. O exército judeu não conseguiu encontrar óleo suficiente para acender a Menorah, ou o candelabro, para usar no serviço. Os Maccabeus encontraram apenas uma garrafa de óleo, suficiente para apenas uma noite. Milagrosamente, o óleo durou por 8 noites, dando aos judeus tempo para produzir mais óleo.

O feriado do Chanukkah é a comemoraçao desse milagre . Ao acender as velas por 8 noites, começando todos os anos no dia 25 de Kislev (geralmente em dezembro no calendário ocidental, mas nem sempre), os judeus celebram o triunfo dos Maccabeus, a rededicação do Templo Sagrado e o milagre do óleo que durou por 8 dias.

Chanukkah e YOSHUA

“Celebrava-se então em Yerushalaim, Jerusalém a festa de חנוכה‎, Chanukkah, dedicação. E era inverno. Andava Yeshua passeando no בית המקדש , Beit ha Mikdash, Templo, no pórtico de Shlomoh, Salomão. Rodearam-no, pois, os yehudim, judeus (seus patrícios) e lhe perguntavam: Até quando nos deixarás perplexos? Se tu és o Mashiach (Cristo), diga-nos abertamente. Respondeu-lhes Yeshua: Já vos disse, e não credes. As obras que eu faço em nome de meu Pai (HaShem), essas dão testemunho de mim. Mas vós não credes, porque não sois das minhas ovelhas. As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu as conheço, e elas me seguem; eu lhes dou a vida eterna, e jamais perecerão; e ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai (HaShem), que as deu para mim, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai.” (Yochanan, João 10:22-29).

Nessa festa a חנוכיה, Chanukioth, candelabro ou menorah de oito hastes laterais e uma central é acendida usando-se uma vela auxiliar chamada שַׁמָּשׁ, shamash, que significa “servente”. Isso nos reporta ao Servo Sofredor descrito por Yeshaihahu ha navi, o profeta Isaías. Esse Servo Sofredor não é outro senão o Mashiach, o qual veio ao mundo com a luz de Ha Shem, para ser luz tanto para judeus como para gentios.

Vejamos o que as Escrituras falam sobre a luz de HaShem no Mashiach e em nós, seus seguidores:

“… Pouco é que tu sejas meu servo, para restaurares as tribos de Yaacov, Jacó, e tornares a trazer os remanescentes de Israel; também te dei como לְאֹור גֹּויִם , leor goyim, LUZ para os gentios (as nações), para seres a minha salvação até à extremidade da terra”. (Yeshayah, Isaías 49:6).

Disse Yeshua: “Eu sou a LUZ DO MUNDO; quem me segue não andará em trevas, mas terá a LUZ DA VIDA.” (Yochanan, João 8:12).

“Nele está a vida eterna, e essa vida dá luz a toda a humanidade. A sua vida é a luz que brilha nas trevas, e estas nunca poderão pôr fim a essa luz”. (Yochanan, João 1:4,5).

“Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as grandezas daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; vós que outrora nem éreis povo, e agora sois de D’us; vós que não tínheis alcançado misericórdia, e agora a tendes alcançado”. (I Kephas, I Pedro 2:9,10).

“O Senhor é a minha luz e a minha salvação…” (Tehilim, Salmo. 27:1).

“D’us amou tanto o mundo que deu o seu único Filho para que todo aquele que nele crê não se perca espiritualmente, mas tenha a vida eterna. D’us não mandou o seu Filho para condenar o mundo, mas para o salvar. Para os que confiam nele como Salvador não há condenação eterna. Mas os que não confiam nele já estão julgados e condenados por não crerem no Filho único de D’us. E são condenados por a Luz do céu ter vindo ao mundo, mas eles preferirem as trevas à Luz, pois só fazem o mal. Eles odeiam a luz celestial porque querem pecar nas trevas. Afastam-se da Luz com medo de os seus pecados serem postos às claras e sofrerem castigo. Mas os que procedem bem procuram a luz para que todos vejam que estão a fazer o que D’us deseja.” (Yochanan, João 3:16-21).



Que as luzes da chanukioth brilhem, brilhem anunciando a todos, judeus e gentios que a verdadeira e perfeita LUZ vem de HaShem, através de Yeshua ha Mashiach, o Salvador Ungido pelo Eterno, para resgatar o Ser humano do poder do pecado e das trevas para sua maravilhosa Luz.

Portanto tenham todos vocês uma festa Chanukkah alegre e cheia da Luz de HaShem, Luz essa simbolizada pelas luzes da chanukioth, a qual representa o Mashiach refletindo a luz de D’us para o mundo.

חנוכה שמח Chanukah Sameach, Happy Chanukah, Feliz Chanukkah!